Suspeitos de jogar entulho em via pública são autuados em Goiânia

Flagrante ocorreu na Rua JB-7, com intervenção rápida após denúncia recebida pelo 153.

Suspeitos de jogar entulho em via pública são autuados em Goiânia
A dupla foi orientada e liberada após apreensão do veículo e autuação (Divulgação GCM)

Dois homens foram flagrados pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) realizando o descarte irregular de entulho em um espaço público na Rua JB-7, Setor Finsocial, na tarde de segunda-feira (10). A ação foi registrada após denúncia recebida pela Central de Controle Operacional (CCO) e resultou na autuação e apreensão da carretinha utilizada para transportar o material irregular, pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Segundo a GCM, ao chegar ao local, os agentes encontraram a dupla descarregando resíduos de construção em um ponto de calçada, prática que coloca em risco a população e o meio ambiente. Eles foram orientados pelos guardas civis sobre a legislação vigente e liberados no local, sem encaminhamento para delegacia, enquanto a AMMA registrava os autos de infração e de apreensão do veículo de transporte.

Imagem do descarte irregular

Denúncia pelo 153 levou a fiscalização ao Setor Finsocial, com apreensão da carretinha e orientação aos responsáveis (Divulgação GCM)

A GCM reforçou a importância de descartar resíduos de forma adequada, lembrando que a legislação ambiental prevê penalidades para quem utiliza vias públicas como depósito de entulho. O órgão também orientou sobre os locais corretos para descarte e ressaltou que denúncias pelo 153 são fundamentais para ações rápidas de fiscalização.

350 autos de infração por descarte irregular de lixo em 2025

Entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2025, a Prefeitura de Goiânia aplicou 344 autos de infração por descarte irregular de lixo e entulhos nas ruas e áreas públicas da capital. Os dados constam no Relatório de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic).

No mesmo período, as equipes municipais realizaram 1.745 vistorias, resultando ainda em 174 notificações e 18 apreensões de materiais irregulares. De acordo com o levantamento, a região Noroeste concentrou a maior parte dos casos de descarte inadequado.

Segundo a Sefic, os números refletem não apenas a fiscalização ativa, mas também a preocupação com saúde pública, segurança e preservação ambiental. A secretaria reforça que moradores e empresas devem seguir os procedimentos corretos para descarte de resíduos, evitando penalidades e contribuindo para a limpeza e manutenção das vias públicas.

As autuações e ações aplicadas têm base no artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece multa mínima de R$ 5 mil para quem descarta resíduos em locais proibidos. Além da multa, veículos utilizados no transporte e deposição irregular podem ser apreendidos pelas equipes de fiscalização.

*Com informações Mais Goiás.