Esportes amadores combatem sedentarismo, mas podem causar lesões

Médico alerta para cuidados com atividades como corrida e futebol.

Esportes amadores combatem sedentarismo, mas podem causar lesões
© Valter Campanato/Agência Brasil

A paixão pela corrida e pelo futebol amador tem levado muita gente a se movimentar, mas também a procurar o consultório médico. O ortopedista David Sadigursky explica que o número de lesões tem crescido entre quem pratica atividade física sem o devido preparo.

"Então, essas incidências de lesões têm aumentado bastante, pela falta de preparo, condicionamento adequado, por isso que é muito importante uma consulta antes de começar qualquer esporte", conta.

Segundo o médico, a maior parte das lesões poderia ser evitada com cuidados simples. Erros como treinar sem avaliação médica, usar tênis inadequados ou aumentar a quilometragem de forma brusca estão entre os mais frequentes.

"Muitos pacientes, eles acham que a dor vai passar. Sentiu uma dor, acha que foi por causa do esporte, foi por causa do excesso daquele momento. Mas uma lesão que já está presente, ela pode agravar, principalmente se continuar insistindo no esporte. E aí uma lesão que era parcial pode se tornar uma lesão total, completa. Então, a gente precisa entender que a gente tem um momento que precisa dar uma pausa, precisa parar, repousar pra gente conseguir voltar", completa.

Para o ortopedista, o segredo está em respeitar o corpo e planejar a prática esportiva com responsabilidade.

*Com informações e Edição: Educadora FM / Edgard Matsuki