‘Tentaram alugar minha casa mais de 30 vezes sem eu saber’: golpista faz vítimas em Pirenópolis

Pelo menos 34 pessoas foram vítimas do golpe em 2023 e 2024, e neste ano.

‘Tentaram alugar minha casa mais de 30 vezes sem eu saber’: golpista faz vítimas em Pirenópolis
'Tentaram alugar minha casa mais de 30 vezes sem eu saber': golpista faz vítimas em Pirenópolis (Foto: Prefeitura de Pirenópolis)

Uma golpista que divulgou anúncios falsos de aluguel em Pirenópolis e fez 29 vítimas entre o fim de 2023 e o começo de 2024, voltou a cometer o mesmo crime neste ano. Dessa vez, foram, pelo menos, cinco pessoas enganadas. Como no caso anterior, a mulher usa um perfil falso no Instagram (Aline Silva Paixão) para anunciar a mesma casa e publica fotos reais do imóvel (que de fato é destinado à locação), oferecendo diárias por um valor muito abaixo do mercado. Para quatro dias durante o Réveillon de 2025, por exemplo, o preço cobrado era de R$ 2 mil, enquanto o valor real é de aproximadamente R$ 6,5 mil.

Ao Mais Goiás, a proprietária do imóvel, Fernanda Coelho, confirma que tentaram alugar a casa dela, sem que ela soubesse, mais de 30 vezes, nos últimos dois anos. Ela afirma que, nas últimas semanas, pelo menos cinco pessoas entraram em contato e disseram ter realizado o pagamento para a golpista. Eles acreditavam ter alugado a casa para o feriado. Em um dos episódios mais recentes, uma vítima não identificada tentou forçar o portão com um carro para conseguir entrar no imóvel e ocupar a residência.

A golpista usa o mesmo nome para tentar alugar o imóvel desde 2023, mas mudou o CNPJ. Ela envia um contrato para dar uma espécie de segurança para as vítimas efetuarem um pagamento inicial para reservar o imóvel. Depois, ela desaparece e as pessoas só percebem que foram enganadas quando chegam ao local.

No começo de 2024, 29 pessoas tinham sido enganadas com o golpe do aluguel falso nessa mesma casa. Apesar da repercussão da época e dos alertas feitos às autoridades e turistas, a prática voltou a circular em 2025, repetindo o padrão de preços muito abaixo do mercado, contato rápido pelo Instagram e bloqueio imediato após o pagamento. Segundo a proprietária da residência, que fez boletim de ocorrência, à época, o crime cessou durante os quase dois anos. Apenas agora, com a proximidade do réveillon, ela voltou a ter os mesmos problemas.

Quase vítima

A analista de logística Gabriela da Rocha quase foi a sexta vítima neste ano. Carioca, ela descobriu a golpista pelo Instagram e manteve conversas com ela. Como iria a Pirenópolis em breve – como de fato foi -, informou que faria o depósito de 50% assim que visse a fachada. Aline não teria gostado, mas disse a ela que não haveria ninguém local – os verdadeiros proprietários moram em um sítio e só usam o local para locação.

“Resolvi ir para ver se fachada batia. Quando chegamos, o portão estava aberto e um carro estava estacionando. Meu marido desceu para conversar e descobriu toda a farsa.” Os verdadeiros proprietários preparavam o imóvel para uma locação e revelaram todo o golpe para Gabriela. “Eu já tinha assinado o contrato. Se tivesse visto a fachada e não encontrasse ninguém, teria feito o PIX.”

Segundo a analista de logística, os proprietários revelaram que que os crimes já tinham acontecido no passado e voltaram este ano. “A mesma pessoa. Depois que recebe, ela some e as vítimas só descobrem quando chegam ao local. Eles me disseram que já fizeram várias denúncias, mas a suspeita nunca foi presa. Ela fica criando vários perfis para enganar as pessoas. Se não tivesse ninguém no local, eu teria caído.”

*Com informações Mais Goiás.