Páscoa: entenda o significado da data para os cristãos

A Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário cristão, carrega significados distintos dentro das tradições católica e evangélica, mas, em ambas, o foco está na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ao Mais Goiás, representantes das duas denominações explicaram como a data é celebrada por suas comunidades.
Para o padre Welinton Silva, missionário redentorista e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, a Páscoa representa uma passagem fundamental. “O significado da Páscoa para os cristãos neste tempo assume a dimensão de uma passagem, mas agora da morte para a vida. A Páscoa sempre é passagem. No primeiro momento era passagem das estações do ano, no segundo momento foi a passagem da escravidão para a libertação. E com Jesus Cristo, a Páscoa para nós é a passagem da morte para a vida nova, para a vida ressuscitada de Jesus. Ele que morreu foi sepultado, mas ressuscitou. E é justamente essa passagem que nós celebramos na Páscoa com toda a comunidade cristã católica.”
A Igreja Católica também se utiliza de diversos símbolos durante o período pascal. “Os símbolos para a igreja da Páscoa são símbolos que lembram a renovação da vida, a luz e a esperança. O fogo novo representado pelo círio pascal mostra a luz de Cristo que dissipa as trevas do pecado e da morte. Também temos a água batismal que lembra esse novo nascimento para a fé, por isso no batismo o sacerdote ou ministro do batismo lança sobre a nossa cabeça a água batismal que sempre é abençoada na noite da vigília pascal no sábado. Então, a água batismal é um símbolo desse tempo pascal. Outros símbolos podem ser agregados, como pedagogicamente se demonstra. O ovo de Páscoa e o coelho da Páscoa também nos mostram a renovação da vida”, afirma o padre.
Segundo ele, o uso desses elementos possui um valor educativo. “O ovo, por si só, é um símbolo de geração de vida. Então, é uma ideia que você catequeticamente apresenta à criança, o ovo justamente é da vida que se espera e se aponta para essa vida nova que se renova. Ainda o coelho da Páscoa, para a igreja, é a realidade da vida que se multiplica. A fecundidade do coelho, o símbolo do coelho pascal, é para nós esse símbolo da vida que se renova, uma vida nova que vem dessa experiência do primeiro cordeiro que é Jesus. Mas o coelho também tem essa característica de vida, de fecundidade e de renovação da vida, principalmente da prole, da comunidade”.
Comentários do Facebook