Faz sentido dizer ‘obrigado’ e ‘por favor’ ao ChatGPT e às IAs? Estudo revela descobertas surpreendentes

Universidade Cornell fez levantamento usando ferramentas em inglês, chinês e japonês.

Faz sentido dizer ‘obrigado’ e ‘por favor’ ao ChatGPT e às IAs? Estudo revela descobertas surpreendentes

O uso de inteligência artificial para tarefas simples e complexas está se tornando cada vez mais comum, mas você já se perguntou se dizer “por favor” e “obrigado” a uma IA afeta a resposta que ela dará? Isso foi proposto na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e estudos revelaram que a resposta da inteligência artificial variava dependendo se a pessoa era gentil ou não.

“A linguagem educada na comunicação humana frequentemente gera maior conformidade e eficácia, enquanto a grosseria pode causar aversão, o que afeta a qualidade da resposta”, afirma o estudo.

 

Da mesma forma, a Universidade Cornell sugeriu que a IA reflete características da comunicação humana, sugerindo que se alinha com as normas humanas e respondem melhor a instruções que incluem “por favor” e “obrigado”.

“Avaliamos o impacto da polidez nos prompts em LLMs em tarefas de inglês, chinês e japonês. Descobrimos que prompts indelicados frequentemente resultam em desempenho ruim, mas linguagem excessivamente polida não garante melhores resultados”, afirmou o estudo.

O estudo também mostrou que o nível de polidez varia dependendo do idioma. Esse fenômeno sugere que os LLMs não apenas refletem o comportamento humano, mas também são influenciados pela linguagem, particularmente em diferentes contextos culturais.

Em inglês, por exemplo, os modelos pareciam responder melhor a um nível moderado de polidez, enquanto em japonês, um alto nível de polidez era mais benéfico. Isso sugere que os LLMs absorveram padrões linguísticos e culturais de seus dados de treinamento.

“Nossas descobertas destacam a necessidade de considerar a polidez no processamento de linguagem natural intercultural e no uso de LLMs.”

O estudo observa que, embora as IA’s tenham tentado elaborar diversas instruções no início do estudo, acharam difícil equilibrar o nível de polidez com a variedade entre elas. Os pesquisadores também descobriram que criar instruções que fossem suficientemente diversas e “ao mesmo tempo respeitassem gradações sutis de polidez e respeito era uma tarefa muito complexa”.

Via O Globo