Agentes federais prendem quase mil imigrantes em um só dia nos EUA

Agentes federais prendem quase mil imigrantes em um só dia nos EUA

Agentes federais a serviço do governo dos Estados Unidos prenderam 956 pessoas somente no último domingo (26). De acordo com serviço de imigração do país (Immigration and Customs Enforcement), esse é o maior número de detenções em solo americano desde que Donald Trump deu início ao segundo mandato como presidente.

A operação aconteceu simultaneamente em grandes centros urbanos do país, como Chicago, Newark, New Jersey e Miami. Desde que retornou à Casa Branca, Trump assinou 21 decretos para reformar o sistema de imigração dos EUA, com objetivo de import uma política linha-dura contra imigrantes.

Na administração do ex-presidente Joe Biden, a média era de 311 deportações de imigrantes por dia (também segundo a Immigration and Customs Enforcement). A maioria é formada por indivíduos que cometeram crimes.

Um homem não identificado disse à CBS News que o ICE levou sua esposa durante as batidas em Miami neste fim de semana. “É desprezível o que eles estão fazendo agora”, afirmou. “É muito embaraçoso.”

Ele disse que sua esposa estava em processo de obtenção de cidadania quando o ICE chegou: “Eles simplesmente chegaram e a sequestraram”.

Como mostrou o Mais Goiás, no sábado (25) um avião com 88 brasileiros deportados (e dezenas de outros, de nacionalidades distintas) desembarcaram em Manaus em um avião da Força Aérea norte-americana. Eles pisaram em solo brasileiro algemados e amarrados.